quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dicas para criar uma rotina de estudos em 2014


   Sim, as férias estão quase acabando, e já é quase hora de retomar os estudos. Mas ao mesmo tempo essa atitude não pode ser entendida como um martírio. É preciso se apaixonar pelos livros, pelas provas e tirar  tudo isso de letra. E é aí que entra em jogo algo que para muitas pessoas é chato e difícil de conseguir se adaptar: uma rotina de estudos. E lhe digo mais: é nela que está o segredo do seu sucesso!
    Bem, mas desenvolver essa rotina exige da gente mais que vontade. Precisamos lidar com ela, fazer com que seja a nossa amiga, que seja um sábado maravilhoso. Eu sei, é muuuuito difícil, mas não impossível.
    Pensando nisso, deixo aqui algumas dicas práticas para que você faça seu 2014 diferente. Vamos a elas:
1. Seja criativo:
Isso mesmo. Não tenha na mente que a rotina é uma passagem para o inferno, que você sofre e que não vive. Invente! Invista diariamente em opções confortáveis de estudo, desde o lugar que você estuda até a forma como vai escrever. Isso faz a maior diferença.

2. Vontade:
A rotina de estudos deve ser prazerosa, assim como outras tentações. Ela deve estar presente todo dia. Se você gosta de chocolates, coma apenas de em vez em quando.

3. Horário:
Fundamental para se criar uma rotina de estudos. Você deve delimitar os dias e em quais horários irá estudar. Coloque em um papel, cartaz na parede ou no roupeiro o que você decidiu, para visualizar diariamente a sua rotina de estudos.

4. Persistência:
Sim, persistência em não desistir facilmente dessa rotina, de cair na tentação e dormir, de sair com os amigos, de dar aquela quebrada e deixar para depois. Muito cuidado! O depois e o mais tarde podem se tornar o nunca, ou seja, talvez aquele livro que você queria ler amanhã, ou o material que deveria revisar pode não ser lido e revisado.

5. Tenha pequenos prazeres:

Tenha prazer na sua rotina. Não fique horas direto lendo, faça uma pausa de alguns minutos, coma alguma coisa, escute uma música, dê uma voltinha, mas não se esqueça de retornar para os estudos. Imponha horário de volta para as obrigações, assim como no trabalho.

    Claro, pode acontecer de um dia ou outro a rotina ir água abaixo, mas se respeite e se limite. Depois de um tempo, você vai ver que é quase impossível viver sem uma rotina de estudos, porque ela já faz parte da sua vida, e você já começou a curti-lá, assim como o sábado.
    E o resultado? Bem, será um prazer no fim de 2014 abraçá-lo e dizer parabéns, você venceu, a vaga é sua!

Fonte: ateliedotexto.net

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Texto: Muitas Línguas

   "Uma vez conheci um homem que falava sete idiomas. Não eram sete idiomas com algumas palavras, ele era não só fluente, era especialista e conhecia profundamente o português, espanhol, inglês, francês, árabe, chinês e hindi.
   Eu sinceramente fico encantado quando me deparo com pessoas que fazem coisas extraordinárias e falar, ler e escrever sete idiomas com perfeição é mesmo extraordinário.
Recentemente descobri que no Rio Grande do Sul, existe um senhor, chamado Carlos Freire, que é fluente em 20 idiomas, e consegue ler e escrever num total de 130 idiomas, isso mesmo 130 idiomas.
   São pessoas extraordinárias que aprenderam e desenvolveram técnicas capazes de lhe serem úteis para a aprendizagem de idiomas, o que me remete ao pensamento do que é capaz a mente humana, quando trabalhada com perfeição?
   Pode se dizer que a mente humana é uma matéria prima bruta e esta naquilo que vivemos a capacidade de lapidarmos e transformamos a nossa mente numa obra de arte, em uma estrutura capaz de aprender 130 idiomas, ou criar coisas extraordinárias.
   Por isso é que fico analisando se nossos métodos de ensino estão cumprindo o seu proposito de ensinar? Será mesmo que aprendemos alguma coisa na escola? Será que a escola tem nos dado embasamento para aprender e desenvolver a nossa matéria prima mental?
   São fatos que nos fazem refletir profundamente, pois, se a mente humana é capaz de aprender 130 idiomas, porque grande parte dos alunos que terminam o colegial não conseguem dominar ainda o nosso idioma nativo, que é o português?
   Penso que alguma coisa esta errada em nossa metodologia de ensino. Não tenho especialidade técnica para definir exatamente o que, por consequência não sei o que pode ser feito, mas creio que em um país onde há tantos especialistas dando pitacos em nossa maneira de viver, alguém deve fazer um plano, que nos garanta ao menos ao final do ensino médio, saber escrever e conhecer a matemática básica, caso contrário, nunca conseguiremos descobrir o verdadeiro significado da palavra aprender."

Jonas Martins

sábado, 11 de janeiro de 2014

Dissertação - argumentativa: o que é e como fazer


Cidadania virtual
     Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer.
    A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial , fortemente integrada ao mundo virtual.
    Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é , no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real. Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual.
     Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criticidade, o bom senso entre os usuários da rede, uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania.
Texto extraído do documento A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.

O que é um texto dissertativo-argumentativo?
Texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.
Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Um texto dissertativo difere de um texto dissertativo-argumentativo por não haver a necessidade de demonstrar a verdade de uma ideia, ou tese, mas apenas de expô-la.
Seu objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente. E é exatamente esse tipo textual que a proposta de redação do ENEM cobra.

Um texto dissertativo-argumentativo deve combinar dois princípios de estruturação:
I – apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um
fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.
ARGUMENTO – É a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
II – utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
• exemplos;
• dados estatísticos;
• pesquisas;
• fatos comprováveis;
• citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
• alusões históricas; e
• comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Por exemplo, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” (ENEM 2011), você poderia desenvolver:
Tese: O excesso de exposição da vida privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como situações de violência cibernética.
Argumentos:
1. explicação sobre o que é violência cibernética;
2. dados de pesquisas que comprovam a tese;
3. exemplos de situações de violência, como o cyber bullying;
4. depoimento de especialista no assunto; e
5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
Proposta de intervenção: Alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola, por professores, como em casa, com os familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.
Como desenvolver uma tese?
1. Você pode iniciar o desenvolvimento da tese transformando o tema em uma pergunta. Ainda usando o tema do ENEM 2011, ficaria da seguinte forma: “Viver em rede no século XXI: quais são os limites entre o público e o privado?” ou “Como viver em rede no século XXI? Quais são os limites entre o público e o privado?”.
2. A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
3. Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta buscando uma justificativa para ela em uma causa, um motivo, uma razão etc: essa justificativa será seu principal argumento.
4. Em seguida, reflita sobre os motivos que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
5. A partir dessa reflexão você poderá iniciar o rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a passo acima é:

1- Interrogue o tema;
2- Responda com a opinião;
3- Justifique com o argumento principal;
4- Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
5- Apresente as estratégias argumentativas;
6-. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.
 Fonte: ateliedotexto.net

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dicas de sites para pesquisa de Literatura - Textos


Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa 
Aqui o aluno encontra vários recursos de apoio para trabalhos escolares, como textos organizados por disciplinas e obras da literatura brasileira em formato PDF. Utiliza parte do material didático do Telecurso 2000. Destaque para a vozoteca, acervo de gravações de discursos históricos.
Folhetim - A Literatura ao Alcance de Todos
Revista literária e biblioteca virtual de literatura de língua portuguesa. Apresenta um painel da literatura segmentada em estilos literários, incluindo os escritores que se destacaram e suas obras (algumas com cópia integral disponível no site). Traz ainda notícias, artigos, resenhas de livros, divulgação de novos autores, poesias e crônicas. Disponibiliza ao internauta o software Livro Digital 2.2, para leitura de livros digitais.
Literatura Brasileira - Textos Literários em Meio Eletrônico
Projeto do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina, esse site disponibilizatextos integrais de obras da literatura nacional, ordenadas por obras, autores e século. Indica endereços na Internet onde pode-se encontrar mais textos integrais de obras literárias e fala mais detalhes sobre o projeto.
Poesia Universal em Português
Tradução de poemas da literatura universal para o português, abarcando desde a antiguidade até o século XX, disponibilizados na Internet graças a um casal apaixonado por poesia.
Projecto Vercial
O site contém textos da literatura portuguesa categorizados por períodos literários e índices de autores e obras. Oferece curso de literatura em cd-rom mediante pagamento e indica um site com fotos de Portugal.
Virtual Bookstore
Aqui estão reunidos livros completos em formato eletrônico da literatura nacional e internacional, biografias de escritores, resumos de obras,ensaios literários e a caixa mágica de poemas, onde o internauta tem acesso a mais de 100 dos mais famosos poemas nacionais. Os livros internacionais são de um mirror do Projeto Gutenberg e por isso estão em inglês.
Releituras
Além de textos da literatura portuguesa (mais de 400, segundo declaração do site), traz biografia e bibliografia de alguns escritores brasileiros, a maioria contemporâneos. E divulga os trabalhos de novos escritores.

Fonte: Sobresites.com

Dicas de sites para pesquisa de Literatura - Teoria


Brasil Leitura - O Site do Livro Brasileiro
Informa sobre os últimos lançamentos literários no Brasil, indicando livros por áreas temáticas. Traz ainda entrevistas com autores, resenhas de lançamentos, artigos, dicas de leitura, notícias do meio literário e mecanismo de busca que permite ao internauta procurar por produtores de livros, sebos e livrarias.
Capitu.com
Denominado com o nome da personagem dos olhos de ressaca de Machado de Assis (e da responsável por uma das maiores dúvidas da literatura brasileira), o site é excelente para pesquisas sobre literatura, falando dos escritores dos países de língua portuguesa, inclusive do Brasil, e oferecendo matérias especiais abordando literatura. Divulga novos escritores, antologias, oferece bate-papo, fórum e apresenta um histórico da literatura, em ordem de século e de movimento literário. 
Esquina da Literatura
Fala sobre autores e escolas literárias da literatura brasileira, com textos integrais de algumas obras e resenhas comentadas de outras. Sugere links para pesquisas mais aprofundadas.
Folhetim - A Literatura ao Alcance de Todos
Revista literária e biblioteca virtual de literatura de língua portuguesa. Apresenta um painel da literatura segmentada em estilos literários, incluindo os escritores que se destacaram e suas obras (algumas com cópia integral disponível no site). Traz ainda notícias, artigos, resenhas de livros, divulgação de novos autores, poesias e crônicas. Disponibiliza ao internauta o software Livro Digital 2.2, para leitura de livros digitais.
Instituto Camões
Criado para divulgar a língua e a cultura portuguesas no exterior, o Instituto Camões apresenta no site explanações sobre escritores portugueses e relata sua atuação pelas universidades e centros culturais portugueses no mundo. Recomendo uma visita também ao Centro Virtual Camões, que apresenta bom conteúdo sobre cultura portuguesa.
Nave da Palavra
Revista eletrônica quinzenal contendo crônicaspoemas e contos enviados por colaboradores desconhecidos do público (mas nem por isso ruins). Oferece resenhas e artigos, texto integral de obras e resumos de obras literárias. Também oferece espaço para literatura infantil e para os vestibulandos.
Galeria Barroco - por Douglas Tufano
Explica o que é o barroco e suas influências na arte, arquitetura, escultura e na literatura. Apresenta ilustrações.

Fonte: Sobresites.com

Dicas de sites para pesquisa de Gramática e Redação


Nossa Língua Portuguesa
professor Pasquale Cipro Neto (que já corrigiu até o português do comercial do McDonalds), apresenta no seu multicolorido site orientações de gramática usando a fala do dia-a-dia como exemplo, incluindo variações como gírias e regionalismos. Contém arquivo dos seus artigos publicados nos jornais. Um bom trabalho de preservação da última flor do Lácio, inculta e bela, como Bilac chamou a língua portuguesa.
Língua Portuguesa - Por Cláudio Moreno
Através de frases e citações tiradas do noticiário, dos comerciais e da comunicação cotidiana em geral, Cláudio Moreno aponta o que está certoo que está errado gramaticalmente. Oferece artigos e testes.
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Uma equipe orientada por um conselho da Sociedade da Língua Portuguesa responde perguntas sobre dúvidas gramaticais enviadas por e-mail. Mas antes de fazer a sua pergunta, veja nas respostas do dia e anteriores se ela já está respondida. Contém um glossário de erros de português.
Professor Paulo Hernandes
Mais um professor disposto a esclarecer dúvidas através do ciberespaço. O site apresenta glossário, questões de prova e dicas da semana e das semanas anteriores. Caso não encontre o que procura em nenhum desses links, mande um e-mail para o professor Paulo.
Por Trás das Letras
Aborda tanto a língua portuguesa como a literatura desse idioma, apresentando exercícioscuriosidades idiomáticas, ortografia correta de várias palavras, orientações aos alunos, textos e resenhas de obras da literatura e textos críticos.
Oficina de Redação
É um curso virtual de redação pago. Mas vá até o link "aula teórica" e verá explicações curtas sobre gramática esclarecedoras.
Conjugador de Verbos da Língua Portuguesa
Sistema de conjugação de verbos da língua portuguesa, prático e simples de usar. Inclui todos os tempos verbais e formas nominais. Excelente ferramenta. 
Nave da Palavra - Redações Nota 10
Alguns exemplos de redações nota 10. 


Fonte: Sobresites.com

Dicas de sites para pesquisa escolar


TC Cultura – Alô Escola 
O site reúne todo o conteúdo de diversos programas produzidos pela TV e Rádios Cultura. Excelente fonte de pesquisa e diversão, em um site muito bem feito. Indispensável.
Enaol – Educação Nacional On-line 
Artigos e resumos úteis sobre todas as disciplinas do currículo escolar.
Webciência.com
Concentrado em ciências, geografia e saúde, o site permite ao internauta fazer a sua busca no índice temático ou pelo mecanismo de busca. Traz conteúdo atualizado, informando as últimas descobertas científicas.
Terra Educação
Seção do portal Terra exclusiva para educação, contém farto conteúdo para pesquisa e notícias de interesse para estudantes. Traz sites de pesquisa, cursos on-line, informações sobre vestibular e mercado de trabalho, matérias especiais, texto completo de obras literárias e bate-papo em outros idiomas. Destaque para a apresentação de temas da atualidade. Atenção: parte do conteúdo está disponível apenas para assinantes.
Bússola Escolar
O site está dividido por áreas temáticas. Por sua vez, as áreas temáticas estão divididas em temas específicos, que remetem para páginas que abordam o tema específico.
Moderna Online
Ao divulgar seus livros didáticos, a Editora Moderna oferece material para pesquisa escolar em diversas disciplinas. Entre o material está um acervo de biografias. Mas há uma ressalva: nem todas as apresentações dos livros disponibilizam texto sobre a disciplina. Contém ainda artigos e notícias sobre educação e leitura.
Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa 
Aqui o aluno encontra vários recursos de apoio para trabalhos escolares, como textos organizados por disciplinas e obras da literatura brasileira em formato PDF. Utiliza parte do material didático do Telecurso 2000. Destaque para a vozoteca, acervo de gravações de discursos históricos.
Aprendiz - Dever de Casa
Dicas de sites para pesquisa escolar na seção Dever de Casa. Também oferece artigos discutindo temas da atualidade, guia de empregos e notícias de projetos educacionais.
Fonte: Sobresites.com

sábado, 4 de janeiro de 2014

O Poder da Educação

Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite, mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar.

O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e, por isso mesmo, o haviam convidado.

Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa.

Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães.

A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada.

Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza trucidando-a rapidamente.

A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito.

Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão.

Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão.

O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco.

No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la deu-lhe com a pata e ela caiu.

Logo ergueu-se e se pôs a brincar.

Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado a outro do palco.

Então, e somente então, Licurgo falou; "senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim igualmente os cães. A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação."

E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.

"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo."

Eduquemos nosso filho, "esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores."

Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século quarto antes de Cristo.

O verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer extrair de dentro.

Percebe-se portanto, que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.

Fonte: Blog Mensagem e Reflexão

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Esse abraço vale a pena receber e compartilhar!


Resultado do ENEM sai hoje (3)

   Conforme informou Aloizio Mercadante, ministro da Educação no Brasil, a consulta das notas alcançadas no Exame Nacional estará disponível via Internet a partir desta sexta-feira (03) ou nas primeiras horas de sábado.
   As provas do Enem 2013 foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram, batendo o recorde entre todas as edições. Deste total, 5 milhões de estudantes compareceram para fazer a prova. Com a nota do Exame, o estudante poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e, se for o caso, solicitar a certificação de conclusão do ensino médio.

SAIBA COMO CONSULTAR SUA NOTA -  O resultado do Enem 2013 está disponível para todos os participantes no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. Veja passo a passo, como proceder a consulta:

Passo 1:
 Na tela principal o estudante deve informar o número de inscrição (ou CPF) e senha.

 Passo 2:
 Para quem não se lembra mais, é possível recuperar esses dados nas opções “Consultar nº inscrição” e “Recuperar senha”, em links disponíveis na parte inferior central da página.

 Passo 3:
 As notas são lançadas separadamente entre a redação e cada uma das áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

   O cálculo das notas é feito com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que não considera apenas o número de acertos, dando prioridade à qualidade das respostas, analisando “quais questões” foram respondidas corretamente e dando menos foco a “quantas questões” foram marcadas de maneira condizente.
   Com a TRI não é possível afirmar, por exemplo, que a maior nota alcançável no Exame é de 1000 pontos e a menor 0 pontos. Tal afirmação é pertinente apenas para a redação, que é avaliada de 0 a 1000 pontos, distribuídos igualmente entre 05 competências: domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta de redação, capacidade de argumentar em defesa de um ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção para o problema em questão.
   Em breve o MEC também divulgará as notas máximas e mínimas em cada uma das áreas de competência.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Com toda essa chuva...férias, tempo disponível... vamos aproveitar e ler muito!!!


                                20 livros clássicos que você pode baixar da internet

Para alguns leitores inveterados, só existe uma coisa mais agradável do que o cheiro de um livro: tê-lo para sempre. Quem não faz questão de ter na estante todas as obras clássicas que já leu, morre de vontade de devorar, sai na vantagem por causa de duas palavras mágicas: domínio público.
No Brasil, geralmente um livro cai no domínio público 70 anos depois da morte de seu autor. Quando isso acontece, os direitos comerciais sobre o texto são liberados. É por isso que a maior parte das obras disponíveis foram escritas até o início do século 20 (ou seja, nada de escritores modernistas, por enquanto). No site brasileiro Domínio Público existem mais de 178 mil textos como o clássico do Cavaleiro da Triste Figura esperando o seu clique para integrarem esta rica prateleira que é o seu HD. Aqui você encontra algumas obras essenciais da literatura mundial para você não usar a preguiça de procurar no acervo do site como desculpa. É só clicar:
Literatura brasileira e portuguesa:
Literatura mundial:

Fonte: Blog da Revista Super Interessante

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Vamos escrever certo

EM ANEXO ou ANEXOS?

Anexo, sendo adjetivo (do particípio de anexar, cuja forma plena é anexado), deve concordar com o substantivo a que se refere: documentos anexos, certidões anexas, isto é, que foram anexados ou anexadas. Trata-se não só de correção, mas também de precisão, pois quando, por exemplo, juntamos documentos a uma carta, não os estamos enviando em outro compartimento, anexo (caso em que se justificaria a expressão adverbial em anexo), mas os colocamos no mesmo envelope, juntamente com a carta, ou seja, anexos a ela.


SE NÃO ou SENÃO?

Senão significa “de outro modo”, “do contrário” (Saia, senão eu...", “Jovem, lute contra as drogas,senão estarás perdido”), “a não ser” (Nada fazia a não ser brincar).

Com o sentido de “defeitomácula” e em geral com o artigo ( oum), pode ser substantivo (Não havia umsenão em sua empresa).

Se não usa-se em dois caso:

1) quando o SE tem sentido condicional, podendo ser substituído por caso: Iria ao cinema, se (caso) nãofosse distante;

2) quando a locução exprime alternativa, incerteza, imprecisão, equivalendo a OU: Saíram muitos, se não (ou) todos; Esperei duas horas, se não (ou) três.


OBRIGADO ou OBRIGADA?

Obrigado (a) é a forma reduzida de estou obrigado(a) a você, ou seja, “devo obrigação a você”. Portanto, o adjetivo (particípio do verbo obrigar) deve concordar em gênero e número com o sujeito, de que é predicativo. Assim, uma mulher dirá obrigada. Caso se trate de vários homens e mulheres, impõe-se o plural obrigados; se forem apenas mulheres, obrigadas.


É PROIBIDA ENTRADA ou É PROIBIDA A ENTRADA?

Se o sujeito não estiver determinado (acompanhado de artigo ou pronome), não se faz a concordância genérica do predicativo: É proibido entrada. Se houver determinação, faz-se a concordância: É proibidaa entrada.


MENAS ou MENOS?

Menos, seja como advérbio (choveu menos), seja como preposição (tudo, menos isso) seja como pronome (mais sol e menos chuva), seja como substantivo (menos é preferível ao mais), é uma palavra invariável, ou seja, não existe menas.


PEGO ou PEGADO?

O particípio passado do verbo pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado, pago) criou-se no Brasil a forma irregular pego. 

Fonte: Passeiweb

Lista de leituras obrigatórias exigidas nas principais universidades brasileiras

  O Brasil Escola divulga todo ano as obras literárias indicadas para os processos seletivos das principais universidades brasileiras. Os livros para os Vestibulares já estão sendo divulgados. Confira, é muito interessante:


Cefet-MG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
♦ Uma vida em segredo - Autran Dourado
Facasper (SP)
Faculdade Cásper Líbero
♦ Til – José de Alencar
♦ Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
♦ O cortiço – Aluísio Azevedo
♦ Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade
♦ O fio das missangas – Mia Couto
♦ Leite derramado – Chico Buarque
FACTO
Faculdade Católica do Tocantins
♦ Til – José de Alencar
♦ O Rio Tocantins engoliu meu avô – Francisco Perna
FGV-EAESP
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
♦ Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida
♦ Senhora – José de Alencar
♦ O cortiço – Aluísio Azevedo
♦ Quincas Borba – Machado de Assis
♦ O Ateneu – Raul Pompeia
♦ Macunaíma – Mário de Andrade
♦ Sâo Bernardo – Graciliano Ramos
♦ A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade
♦ Morte e vida severina – João Cabral de Melo Neto
♦ A hora da estrela – Clarice Lispector
Fuvest e Unicamp
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

♦ Viagens na minha terra – Almeida Garrett
♦ Til – José de Alencar
♦ Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida
♦ Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
♦ O cortiço – Aluísio Azevedo
♦ A cidade e as serras – Eça de Queirós
♦ Vidas secas – Graciliano Ramos
♦ Capitães da areia – Jorge Amado
♦ Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade

IF Goiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
♦ Lira dos Vinte’Anos - Álvares de Azevedo
♦ O cortiço - Aluísio Azevedo
♦ O leopardo é um animal delicado - Marina Colasanti
♦ Pomba enamorada ou Uma história de amor e outros contos escolhidos - Lygia Fagundes Telles
PUC-Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
♦ O fio das missangas – Mia Couto
♦ Maya – Ursulino Leão
♦ Breve história do espírito – Sérgio Sant'Anna
♦ Inocência – Visconde de Taunay
♦ Os pecados da tribo – José J. Veiga
♦ Melhores Poemas de Castro Alves – Antônio de Castro Alves
♦ O homem e sua hora – Mário Faustino
♦ Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
♦ Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
♦ Sentimento do Mundo – Carlos Drummond Andrade
♦ Til – José de Alencar
♦ Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett
♦ Vidas Secas – Graciliano Ramos

UDESC
Universidade do Estado de Santa Catarina 
♦ A Hora da Estrela - Clarice Lispector
♦ Últimos Sonetos - Cruz e Sousa
♦ Clarissa - Érico Veríssimo
♦ O detetive de Florianópolis - Jair Francisco Hamms
♦ Helena - Machado de Assis
UEG
Universidade Estadual de Goiás
♦ Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
♦ Ai de Ti, Copacabana – Rubem Braga
♦ Estórias da casa velha da ponte – Vinícius de Moraes
♦ Melhores Contos – JJ. Veiga
♦ Indicente em Antares – Érico Veríssimo
UEL
Universidade Estadual de Londrina
♦ Cidade de Deus – Paulo Lins (a partir da 2ª. edição)
♦ As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz – Rachel de Queiroz
♦ Espumas flutuantes – Castro Alves
♦ São Bernardo – Graciliano Ramos
♦ Papéis avulsos – Machado de Assis
♦ Sagarana – Guimarães Rosa
♦ O Primo Basílio – Eça de Queirós
♦ O Planalto e a Estepe – Pepetela
♦ Farsa de Inês Pereira – Gil Vicente
♦ Bagagem – Adélia Prado
UEM (Vestibular de Verão 2013)
Universidade Estadual de Maringá
♦ A falecida – Nelson Rodrigues
♦ Contos novos – Mário de Andrade
♦ Dois irmãos – Milton Hatoum
♦ Dom Casmurro – Machado de Assis
♦ Eu e outras poesias – Augusto dos Anjos
♦ Iracema – José de Alencar
♦ Laços de família – Clarice Linspector
♦ Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
♦ Poesias completas – Cruz e Sousa
♦ Semões do Padre Vieira – Padre Antônio Vieira
UEMA
Universidade Estadual do Maranhão
♦ Romance LIII ou Das palavras aéreas (Romanceiro da Inconfidência) – Cecília Meireles
♦ Saraminda – José Sarney
♦ Da arte de falar bem – José Chagas
UEMG
Universidade do Estado de Minas Gerais
♦ A mão e a luva – Machado de Assis
♦ Sísifo desce a montanha – Affonso Romano de Sant’Anna
UENP
Universidade Estadual do Norte do Paraná
♦ Helena – Machado de Assis
♦ Laços de família – Clarice Lispector
♦ Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antonio de Almeida
♦ A morte e a morte de Quincas Berro Dágua – Jorge Amado
♦ São Bernardo – Graciliano Ramos
UEPB
Universidade Estadual da Paraíba
♦ Clara dos Anjos – Lima Barreto
♦ Ciço de Luiza – Efigênio Moura
♦ Mastigando Humanos - um romance psicodélico – Santiago Nazarian
♦ É proibido comer a grama – Wander Piroli
UEPG
Universidade Estadual de Ponta Grossa
♦ O Guarani – José de Alencar
♦ Dom Casmurro – Machado de Assis
♦ Muitas Vozes – Ferreira Gullar
♦ Dois Irmãos – Milton Hatoum
♦ Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
UERN
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
♦ A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade
♦ Laços de família – Clarice Lispector
♦ Fogo morto – José Lins do Rego
♦ Esaú e Jacó – Machado de Assis
♦ Horoto – Auta de Souza
UESB
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
♦ Clepsidra - Camilo Pessanha
♦ Sagarana - Guimarães Rosa
♦ Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
UFES
Universidade Federal do Espírito Santo
♦ Monó logo de uma sombra – Augusto dos Anjos
♦ Dois perdidos numa noite suja – Plínio Marcos
♦ Terra sonâmbula – Mia Couto
♦ Singularidades de uma rapariga loiraAdão e Eva no paraísoCivilização e O defunto – contos de Eça de Queiroz
♦ O recado do morro – Guimarães Rosa
♦ As meninas – Lygia Fagundes Telles
♦ O matador – Patrícia Melo
♦ Zero – Douglas Salomão
♦ Ai de ti, Copacabana – Rubem Braga

UFG
Universidade Federal de Goiás
♦ Poesia, antologia do 50º aniversário de poesia – José Godoy Garcia
♦ Lira dos Vinte’Anos – Álvares de Azevedo
♦ Eu vos abraço, milhões – Moacyr Scliar
♦ O cortiço – Aluísio de Azevedo
♦ Liberdade, liberdade - Flávio Rangel e Millôr Fernandes
♦ Melhores contos - J.J. Veiga

UFGD
Universidade Federal da Grande Dourados
♦ O beijo no asfalto - Nelson Rodrigues
 Laços de família - Clarice Lispector
♦ Estórias abensonhadas - Mia Couto
♦ Menino de engenho - José Lins do Rego
♦ Ficções de interlúdio - Fernando Pessoa.

Filme
♦ Terra vermelha - Marcos Bechis.
UFLA
Universidade Federal de Lavras
1ª etapa PAS (2014/2016)
♦ A carta de Pero Vaz de Caminha
♦ Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
♦ Antologia poética – Gregório de Matos
2ª etapa PAS (2013/2015)
♦ Esaú de Jacó – Machado de Assis
♦ O Cortiço – Aluísio Azevedo
♦ Antologia poética – Olavo Bilac
UFPR
Universidade Federal do Paraná
♦ Anjo Negro – Nelson Rodrigues
♦ Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
♦ Fogo Morto – José Lins do Rego
♦ Inocência – Visconde de Taunay (Alfredo d’Escragnolle Taunay)
♦ Luciola – José de Alencar
♦ Os Dois ou o Inglês Maquinista – Luís Carlos Martins Pena
♦ O Bom Crioulo – Adolfo Caminha
♦ Poemas Escolhidos – Gregório de Matos (organização de José Miguel Wisnik)
 Urupês – Monteiro Lobato
♦ A Última Quimera – Ana Miranda

UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
♦ Terras do Sem Fim - Jorge Amado
♦ Boca de Ouro - Nelson Rodrigues
♦ As Parceiras - Lya Luft
♦ O Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)
♦ Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
♦ Esaú e Jacó - Machado de Assis
♦ A Educação pela Pedra - João Cabral de Melo Neto
♦ História do Cerco de Lisboa - José Saramago
♦ O Centauro no Jardim - Moacyr Scliar
♦ Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
♦ O pirotécnico Zacarias; O ex-mágico da Taberna Minhota; Bárbara; A cidade; Ofélia, meu cachimbo e o mar; A flor de vidro; Os dragões; Teleco, o coelhinho; O edifício; O lodo; O homem do boné cinzento; O convidado - Murilo Rubião
♦ A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de arrependimento e suspiros de amor; A Jesus Cristo Nosso Senhor; Inconstância dos bens do mundo; À cidade da Bahia (2) (soneto); A Maria dos povos, sua futura esposa; Epílogos; A uma dama; A instabilidade das cousas no mundo; A certa personagem desvanecida; Aos principais da  Bahia chamados caramurus; À procissão de cinza em Pernambuco; Milagres do Brasil São; Retrato/Dona Ângela; Contemplando nas cousas do mundo; E pois coronista sou; Ao padre Lourenço Ribeiro, homem pardo que foi vigário da freguesia do Passé; Define a sua cidade; Descreve a vida escolástica; À cidade da Bahia (2); Aos vícios; Descreve a confusão do festejo do Entrudo; Solitário em seu mesmo quarto à vista da luz; Aos afetos e lágrimas derramadas; Admirável expressão que faz o poeta de seu atencioso silêncio; Definição do amor – romance - Gregório de Matos Guerra.
UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
♦ Helena – Machado de Assis
♦ Clarissa – Érico Veríssimo
♦ Amar, verbo intransitivo – Mário de Andrade
♦ Orfeu da Conceição – Vinicius de Moraes
♦ Gabriela, cravo e canela – Jorge Amado
♦ A Hora da Estrela – Clarice Lispector
♦ Últimos Sonetos – Cruz e Sousa
♦ O detetive de Florianópolis – Jair Francisco Hamms
UFSJ
Universidade Federal de São João del-Rei
Módulo II - PAS 2013/2
♦ Antologia Poética – Olavo Bilac
♦ Esaú e Jacó – Machado de Assis
♦ Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria
PS1
♦ Melhores poemas de Cláudio Manuel da Costa – Org. Francisco Iglesia
♦ A carta de Pero Vaz de Caminha – Org. Sílvio Castro
♦ O Uruguai – Basílio da Gama
♦ Sermão de Santo Antônio aos Peixes – Padre Antônio Vieira
PS2
♦ Iracema – José de Alencar
♦ Várias histórias – Machado de Assis
♦ Noite na taverna – Manuel Antônio Álvares de Azevedo
♦ Grandes poemas do romantismo brasileiro – Org. Alexei Bueno
♦ O bom crioulo – Adolfo Caminha
PS3
♦ Calabar, o elogio da traição – Ruy Guerra e Chico Buarque
♦ Nove noites – Bernardo Carvalho
♦ A hora e a vez de Augusto Matraga – João Guimarães Rosa
♦ Os cem melhores contos brasileiros do século – Org. Italo Mariconi
♦ Os cem melhores poemas brasileiros do século – Org. Italo Mariconi
♦ Noite – Érico Veríssimo
UFT
Universidade Federal do Tocantins
♦ Os Órfãos do Eldorado – Milton Hatoum
♦ Felicidade Clandestina – Clarisse Lispector
♦ Bagagem – Adélia Prado
♦ O Teatro de Múcio Breckenfeld (Coletânea Volume I) – Múcio Breckenfeld
UFV
Universidade Federal de Viçosa
2ª etapa Pases 2013
♦ Esaú e Jacó – Machado de Assis
♦ O Cortiço – Aluísio Azevedo
♦ Antologia Poética – Olavo Bilac
UFVJM
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
1ª etapa SASI 2013
♦ A carta – Pero Vaz de Caminha
♦ Antologia Poética – Gregório de Matos
♦ Meu Livro de Cordel – Cora Coralina
2ª etapa SASI 2013
♦ Esaú e Jacó – Machado de Assis
♦ Antologia Poética – Olavo Bilac
♦ A Moreninha – Joaquim Manoel de Macedo

UNEB
Universidade do Estado da Bahia
♦ O Largo da Palma - Adonias Filho
♦ Tenda dos Milagres - Jorge Amado
♦ Além de Estar - Helena Parente Cunha
♦ Essa Terra - Antônio Torres
♦ O Desterro dos Mortos - Aleilton Fonseca
♦ A morte e a morte de Quincas Berro D’Água - Jorge Amado
Unemat (Vestibular Específico)
Universidade do Estado de Mato Grosso
♦ A cidade e as serras – Eça de Queirós
♦ Auto da compadecida – Ariano Suassuna
♦ Estrela da vida inteira – Manuel Bandeira
♦ Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antonio de Almeida
♦ Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
♦ Menino do mato – Manoel de Barros
♦ O cortiço – Aluízio de Azevedo
♦ O primeiro beijo e outros contos – Clarice Lispector
♦ Primeiras estórias – Guimarães Rosa
Unicentro
Universidade Estadual do Centro-Oeste
♦ A Rosa do Povo – Carlos Drumond de Andrade
♦ As Melhores Crônicas – Rachel de Queiroz
♦ Contos Novos – Mário de Andrade
♦ Dois Irmãos – Milton Hatoum
♦ Dom Casmurro – Machado de Assis
♦ Jangada de Pedra – José Saramago
♦ Melhores Poemas – Manuel Bandeira
♦ Muitas Vozes – Ferreira Gullar
♦ O Rei da Vela – Oswald de Andrade
♦ Tempo de Menino – Domingos Pelegrini

Unimontes
Universidade Estadual de Montes Claros

1ª etapa PAES 2013
♦ Caramuru – Frei José de Santa Rita Durão
♦ História da Província de Santa Cruz – Pero Magalhães Gândavo
♦ A Santa Inês – José de Anchieta
♦ Crônicas do Descobrimento – Antônio Carlos Olivieri e Marco Antônio Villa
♦ Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
♦ Filme - Caramuru: a invenção do Brasil (2001) – Guel Arraes

2ª etapa PAES 2013
♦ 10 contos insólitos - Histórias insólitas – Machado de Assis ­
♦ Encarnação – José de Alencar
♦ Noite na Taverna – Álvares de Azevedo
♦ A luneta Mágica – Joaquim Manuel de Macedo

3ª etapa PAES 2013
♦ Navio Negreiro e Canção Africana – Castro Alves
♦ Negrinha (conto) – Monteiro Lobato
♦ Clara dos Anjos – Lima Barreto
♦ Clara dos Anjos: História em Quadrinhos – Marcelo Lélis
♦ Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves
♦ Filme: A Cor Púrpura – Steven Spielberg
URCA
Universidade Regional do Cariri
♦ Faca – Ronaldo Correia de Brito
♦ Contos Negreiros – Marcelino Freire
♦ Para viver um grande amor – Vinícius de Moraes
♦ O silência laminado do casulo – Cleílson Pareira Ribeiro
♦ Aves de Arribação – Antônio Sales
♦ As odes de Ricardo Reis – Fernando Pessoa
UVA (CE)
Universidade Estadual do Vale do Acaraú
♦ Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
♦ Helena - Machado de Assis
♦ Casa de Pensão - Aluísio Azevedo
♦ A Carne - Júlio Ribeiro
♦ O Seminarista - Bernardo Guimarães

Fonte: Brasil Escola