Texto de Opinião
Quando olho para trás e relembro minha vida como professora, vislumbro um caminho por vezes difícil, e se for analisar profundamente, diria até que tortuoso, mas quando vem a minha mente a imagem de meus muitos alunos, isso se torna obsoleto e surge uma felicidade plena e que toma conta de mim, é algo inexplicável, é um sentimento incomparável, que somente eu consigo descrever.
Muitas e muitas vezes encontro ex-alunos, com suas esposas, esposos, filhos, trabalhando, morando no interior, no exterior, e os olhares são sempre os mesmos, com um grande brilho e um enorme sorriso, melhor ainda, com uma palavra que considero mágica: PROFEEEEE... essa alegria não tem preço, esse sentimento é único, o abraço, as histórias, o momento do reencontro é sublime.
Durante todos esses anos que sou professora, muitos acontecimentos eu vivi, algumas conquistas, perdas, afetos, desafetos, mas quando, nesses momentos eu parava e olhava para o lado, sempre estava lá algum aluno, muitos caminharam comigo, viveram o que vivi, sentiram o que senti...estavam lá para me abraçar, falar, chorar, ou simplesmente ficar lá, parado me olhando, compartilhando comigo a dificuldade ou a conquista do momento.
Penso muito em tudo isso, na relação professor/aluno, isso é algo que denota magnitude. Poucos tem a sensibilidade para saber que basta apenas um olhar para o entendimento. Muitos perguntam como é possível que pessoas que convivem poucas horas por dia conseguem manter essa reciprocidade...digo que são momentos singulares, uma convivência deslumbrante, é claro que surgem situações que precisam ser resolvidas, mas o respeito impera e é sempre mútuo, são momentos usados para a aprendizagem e troca de experiências, posso afirmar que sou feliz com os resultados que surgem através dos anos, vejo alunos meus se dando muito bem, trabalhando, vivendo, sentindo tudo o que a vida oferece e da melhor maneira possível..
Sei que faço parte de tudo isso e que amo, amo muito o que faço, sonho e quero que meus alunos consigam, em um futuro bem próximo, serem bons profissionais, pessoas de bem, que encarem a vida com responsabilidade, que consigam perceber porquê aqui estão, que deixem suas marcas e que usem o tempo de escola e de convívio com seus professores para o lado positivo. Sei que esse tempo jamais se esquece, que será relembrado e falado por muitos, muitos anos em suas vidas.
Sinto saudades de meus alunos... e esse sentir é profundo, verdadeiro, incomparável, e a cada passar de ano tenho mais certeza que ser professora é tudo o que sempre quis, nada, mas nada mesmo, apesar das dificuldades encontradas na educação, supera a alegria de poder aprender e ensinar...
Alguns podem chamar de demagogia esses sentimentos, mas eu classifico como AMOR.
Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos que fazem ou fizeram parte de minha vida.
Roseli da Rosa Vianna
Professora de Língua Portuguesa e Literatura
Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo
Nenhum comentário:
Postar um comentário