terça-feira, 19 de agosto de 2014

Semana de Arte Moderna - Turma 311

   A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal.
Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música.
O presidente do estado de São Paulo na época, Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente por meio de René Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro Plínio Salgado e Menotti Del Pichia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.











terça-feira, 22 de julho de 2014

20 possíveis temas da redação do Enem 2014

   Separei 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema da redação do Enem 2014. Vale ressaltar que os assuntos abaixo relacionados são meras proposições, já que é muito difícil acertar a temática da Redação do ENEM. Entretanto, acreditamos que a simples leitura desses temas e uma pequena reflexão sobre os mesmos podem contribuir de forma significativa para todos que irão realizar o exame em 2014, pois também podem fazer parte das questões da prova objetiva.


1- Consumo de álcool por adolescentes.
A lei é bem clara. No Brasil, o consumo de álcool é proibido aos menores de 18 anos. Mas, como todas sabem, essa é uma lei freqüentemente descumprida em todos os cantos do país. Textos de apoio mostrando os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas por menores e discutindo maneiras de solucionar esse problema tem “cara” de tema de redação do Enem, não acha?

2- Analfabetismo funcional no Brasil
De maneira simplificada, podemos dizer que o analfabeto funcional é o indivíduo que, mesmo capaz de identificar letras e números, não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Embora tenha mostrado alguma evolução nos últimos anos, o quadro brasileiro nesse assunto ainda é bastante preocupante. Um problema social tão relevante e ainda mais ligado a educação é, com certeza, um possível tema de redação do Enem.

3- Bullying nas escolas
Uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de forma repetitiva, pode ser chamada de Bullying. Que tal organizar suas idéias para propor uma solução para essa problemática que acontece corriqueiramente nas escolas brasileiras?

4- Consciência ambiental
Questões ambientais sempre são apostas de especialistas e professores para possíveis temas de redação dos vestibulares. E uma análise muito importante é a forma de como desenvolver a consciência ambiental nos cidadãos. Vale a pena refletir sobre isso para não ser pego de calça curta na hora da prova.

5- Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
Podem não ser muito nítidas, mas ainda existem muitas diferenças entre homens e mulheres no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com O Índice Global de Desigualdade de Gênero 2013, o nosso país ocupa a 62° posição dentre 136 países! Um tema rico e com muita pesquisa que deve ser feita, principalmente por quem vai prestar o Enem 2014. Já ouviu falar da “Marcha das Vadias”, por exemplo?

6- O destino do lixo no Brasil
Outro assunto referente às questões ambientais e que merece bastante atenção. Você sabia que o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), terá apenas 60% do seu lixo destinado corretamente em 2014?

7- Os limites do Humor
Segundo Chico Anysio, um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, o humor deve visar á critica, não à graça. Mas após várias polêmicas envolvendo humoristas e personalidades, cabe a pergunta: Qual o limite entre liberdade de expressão ou preconceito?

8- Manifestações populares
Após as manifestações ocorridas em todo o país no ano passado, voltou à tona a discussão da linha tênue entre protesto e vandalismo. Afinal, como manifestantes e agentes do estado devem agir nos momentos de tensão?

9- Os efeitos da Lei Maria da Penha
No ano passado, o tema da redação do Enem tratou sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Dessa forma, os efeitos da Lei Maria da Penha, que endureceu as punições de violência contra a mulher, pode muito bem ser cobrada neste ano.

10- O caos da mobilidade urbana
Tema de redação no Enem tem que ter problemática social. E, dentre os problemas mais comuns nos grandes centros urbanos brasileiros, o caos da mobilidade urbana, seja pelo excesso de carros ou pela ineficiência dos transportes coletivos, merece muita atenção.

11- Os desafios da saúde pública brasileira
Outro problema social do nosso país e que pode perfeitamente virar tema da redação de 2014 é referente à saúde pública. Ainda mais com toda a polêmica da vinda dos médicos cubanos ao Brasil.

12- Variedade Lingüística: o modo de falar do brasileiro
A dimensão continental do Brasil faz com que nossa língua tenha diversas variantes. Afinal, o que é “certo” e “errado” na língua?

13- Grandes eventos esportivos no Brasil
Embora este tema tenha sido uma das maiores apostas em anos anteriores, vale lembrar que a copa acontece este ano. Logo, este assunto continua atual e muito polêmico. Quais são as vantagens e as heranças dos países que sediam esses grandiosos eventos?

14- Consumismo e ostentação
Com a polêmica em torno dos chamados “rolezinhos”, que tomou conta de todo o noticiário nacional, vem à tona toda uma discussão de uma mídia voltada ao consumismo e a ostentação, que acaba excluindo uma grande parcela da população que agora grita por reconhecimento.

15- Liberação da Maconha
O Uruguai e os estados americanos de Washington e Colorado liberaram o uso da maconha. Considerando toda a ineficiência no combate ao tráfico da droga, será que não vale à pena o Brasil seguir o mesmo caminho?

16- Os abusos nos trotes universitários
A aprovação no vestibular é, sem dúvida alguma, umas das maiores alegrias de um jovem. Mas como evitar os abusos dos trotes que já provocou até a morte de vários estudantes.

17- DSTs entre adolescentes
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. E no Brasil, claro, não é diferente. Um tema de redação propondo intervenção e/ou conscientização nessa área tem “cara” do Enem.

18- Redução da maioridade penal
Com o grave problema da violência urbana brasileira, a discussão da redução da maioridade penal sempre é candidata a tema de redação do Enem, pois permanece atual, polêmica e com argumentos poderosos dos dois lados.

19- Água e sustentabilidade
O ano de 2013 foi o “ano da água”. Assim sendo, é importante os estudantes estarem antenados em todas as questões relacionadas à água, desde a localização das maiores reservas até as diversas formas de economizá-la no dia a dia.

20- Respeito aos benefícios oferecidos aos idosos e deficientes físicos
Outro assunto bem cotado, já que a lei brasileira que estabelece infração gravíssima, com pena de multa e suspensão do direito de dirigir pelo prazo de 6 (seis) meses, bem como a remoção do veículo que estacionar em locais privativos de pessoas portadoras de deficiência física ou de pessoas idosas, dificilmente é respeitada.

   Estes são nossos palpites para o tema da redação deste ano. Podemos dizer que a preparação do Enem envolve duas frentes de estudo. Para conseguir escrever uma bela redação no dia do exame, duas dicas são fundamentais: Treinamento (escrevendo pelo menos uma redação por semana) e muita leitura (pois os temas sempre trazem uma problemática social e bastante atual).

Fonte: InfoEnem

Clube de Leitura "Portas do Conhecimento"


segunda-feira, 21 de julho de 2014

ENEM 2014


enem

 Na prova do ENEM  cada examinador conferirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências. O valor integral concedido por cada avaliador estará em conformidade com o somatório das notas dadas às competências, e poderá atingir até mil pontos.

 Cada preceito corresponde a uma das cinco competências, vejamos a seguir:

   Na primeira competência, que envolve a comprovação do domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a nota zero ou Nível 0 implica na total ignorância de como se constrói um texto seguindo parâmetros da escrita formal do idioma português.
   Na segunda competência, segundo a qual o estudante deve entender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, tirar zero significa fuga à temática, ou seja, ao não cumprimento do gênero dissertativo-argumentativo.
   Apresentar Nível 0 na terceira competência, que se refere ao ato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, é consequência de se demonstrar dados, eventos e argumentos não ligados ao tema e desprovidos da sustentação de uma visão de mundo.
   Na quarta competência que está ligada à comprovação do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, apresentar nota zero comprova que o aluno não soube organizar os conhecimentos. E, enfim, receber Nível 0 na quinta competência que envolve a elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, implica na ausência de uma sugestão de interferência ou na presença de uma proposição não referente à temática.
   Quando o estudante entregar a Folha de Redação vazia, sem qualquer presença de texto, ela será rotulada como ‘em branco’. No caso da prova exibir apenas sete linhas escritas, independente de seu teor, os examinadores considerarão que o texto é ‘insuficiente’. Qualquer reprodução dos conteúdos motivadores inseridos junto à proposta de redação será simplesmente ignorada na hora da correção e do cálculo do limite mínimo de linhas.
   O uso de ofensas, ilustrações e outras intervenções visando uma invalidação intencional, assim como a profanação dos direitos humanos, bem como a elaboração de uma parcela da redação propositalmente desvinculada da temática sugerida, implicarão na anulação da prova.
   Deve ficar claro que não seguir o parâmetro dissertativo-argumentativo resultará na nota zero, mesmo que o aluno obedeça às outras orientações. É proibido, assim, criar uma poesia ou restringir a redação ao ato de contar uma história, pois essas modalidades literárias não trazem em sua constituição formal a estruturação exigida.

Fontes:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_redacao_enem2012.pdf

sábado, 28 de junho de 2014

Meu texto da semana

                                        Um ano singular

   Esse 2014 com certeza é um ano atípico para nosso querido país, o Brasil. Estamos em meio a um turbilhão de novidades, de cobranças e sem dúvida, de observações. O mundo todo está com os olhos voltados para nós, na expectativa, na espreita, na espera “desesperada” dos acontecimentos. Muitas dúvidas cercam esses momentos que estamos vivendo, a Copa do Mundo e daqui a alguns meses as eleições. O que devemos pensar? O que será que pode acontecer?
   Até o momento temos algumas incertezas, muitas críticas, muitos países “falando mal” de nós, muitos protestos e promessas de outros tantos, são inúmeras as particularidades que assombram a ocasião, e nós, simples trabalhadores e ordeiros brasileiros estamos aí no meio dessa batalha, sem saber para que lado correr, em quem confiar ou até mesmo para quem torcer. Não sabemos se o futebol e sua alegria que se comunica facilmente, realmente nos contagiou e o pior, não sabemos se vibrar pelo time verde-amarelo é o mais acertado a fazer. A impressão que temos é que podemos errar a qualquer minuto e sermos punidos, não se sabe por quem, talvez pela nossa própria consciência, pois sabemos que temos muitos problemas sociais para serem resolvidos, somos literalmente um país em frangalhos, estamos beirando o caos em setores primordiais para a sobrevivência de nosso povo, o assistencialismo já não nos basta mais, cansamos de ser bajulados da pior forma possível, queremos o que é nosso por direito, não migalhas.
   Observem...essa é a época mais acertada para fazer isso. Vejam que as transformações são exequíveis, isso está claro aos olhos de todos. E atentem que muitas outras podem acontecer, basta que coloquemos nosso poder de decisão em primeiro lugar, o nosso grito deve ser por mudanças, devemos clamar por algo diferente e não nos deixar enganar facilmente. Devemos acreditar que é possível vivermos melhor, com maior dignidade, devemos crer que o povo vai analisar em quem votar de maneira consciente, sem influência do futebol, de quem vai ganhar ou não essa copa, apesar dessa ser uma de nossas paixões a nossa verdadeira vontade é de que o Brasil dê certo e a chance de conseguirmos um crescimento notável é através de quem elegemos para nos representar, o povo já não se deixa mais influenciar por mazelas ou felicidade passageira, ganharmos ou não o mundial não irá, de maneira alguma, ocasionar modificações nos desejos que temos de mudança no que se refere a política.
 
   O nosso Brasil é maravilhoso, cheio de riquezas, de pessoas do bem, trabalhadoras e que buscam cada vez mais a justiça, a união, a representatividade leal, verdadeira, engajada nas lutas sociais, unidas ao povo e lutando com ele e por ele. Temos muitos sonhos, e devemos acreditar na possibilidade de realizá-los, a Copa do Mundo, eleições, mudança, esperança, o caminho é longo, mas...o ano não espera, vai andando, ou melhor, cavalgando e nós temos que correr, tentar acompanhar, para depois “não chorar sobre o leite derramado.” É pensando bem, realmente esse ano é singular...

                 Roseli da Rosa Vianna

Texto publicado em 26/06/2014 no site http://www.radionova104.com/
                

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Enem 2014

Oi pessoal!
Tirar nota máxima na prova de redação do Enem é muito difícil e não existe uma fórmula que garanta um bom resultado. Mas algumas práticas são sempre citadas por quem chega lá. Manter-se bem informado e produzir textos dissertativos ao menos uma vez por semana é essencial para conseguir elaborar uma boa redação no Enem.
Acompanhar assuntos que são discutidos no Brasil e no mundo é um fator importante para um bom desempenho no Enem e nos vestibulares em geral. Ao contrário de outros vestibulares, o Enem não cobra de seus candidatos informações pontuais sobre atualidades. Mas sempre exige que os candidatos demonstrem que o conhecimento aprendido durante o ensino médio se relacione com uma percepção clara da realidade. Sendo assim, fique atento sobre os assuntos do cotidiano  e sobre o que está em debate no país e no mundo.
A ideia não é tentar prever o tema da redação do Enem, já que é muito difícil acertar a temática da mesma, mas oferecer assuntos que provocassem reflexão e propiciassem treinamento para os estudantes. Entretanto, a simples leitura desses temas podem contribuir de forma significativa para todos que irão realizar o exame em 2014, pois também podem fazer parte das questões da prova objetiva.
Segue os 22 temas para se preparar para a redação do Enem:
  • Crise na Ucrânia e seus desdobramentos
  • O legado da copa do mundo de 2014
  • A tecnologia como meio para a educação
  • 50 Anos do Golpe de 1964
  • A importância do Marco Civil da Internet
  • A participação do jovem como agente transformador na sociedade
  • Eleições 2014
  • Olimpíadas 2016: O esporte como ferramenta de inclusão social
  • Consumo de álcool entre os adolescentes
  • Consumismo e ostentação
  • Grandes eventos esportivos no Brasil
  • Os efeitos da Lei Maria da Penha
  • Analfabetismo funcional no Brasil
  • Bullying nas escolas
  • Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
  • Os limites do humor
  • Manifestações populares
  • Destino do lixo no Brasil
  • Os casos da mobilidade urbana
  • Desafios da saúde pública brasileira
  • Redução da maioridade penal
  • Água e crise no sistema hídrico
  • Crise energética
  • Vacina contra o vírus do HPV
  • Crise energética
Dois pontos são importantes para conseguir escrever uma boa redação no dia do exame: Treinamento (escrevendo pelo menos uma redação por semana) e muita leitura (pois os temas sempre trazem uma problemática social e bastante atual).
Fonte: canaldoensino.com.br

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Produção de dissertações para o 2º ano do ensino médio

1º: O conflito entre gerações e a convivência social

   A convivência entre diferentes é, quase sempre, um problema. Isso também ocorre quando a diferença envolve faixa etária, uma vez que grupos de variadas gerações podem possuir valores e interesses muito distintos. O jovem, por exemplo, visto muitas vezes como um "rebelde sem causa", que age de modo inconsequente e tanto desafia os limites de instituições tradicionais, como a família e a escola, é, por outro lado, o mesmo que tem sido caracterizado historicamente como um revolucionário, aquele que se levanta contra uma situação estabelecida. São também os representantes das novas gerações, mais adaptadas às mudanças tecnológicas, que têm promovido grandes avanços nas relações de trabalho do mundo contemporâneo. Pensando nisso, questionamos: Como se caracteriza o convívio social entre gerações atualmente no Brasil e no mundo? Escreva um dissertação sobre o tema proposto.

2º: Que fazer para a Copa do Mundo de 2014 beneficiar o Brasil?

   Desde 2007, quando a FIFA anunciou o Brasil como sede oficial da Copa do Mundo de 2014, a polêmica começou: estamos preparados para sediar um evento mundial desse porte? Será que tanto investimento valerá a pena? Mesmo diante das controvérsias, o brasileiro tem acompanhado com ansiedade os preparativos para essa grande festa do esporte que acontecerá daqui a três anos: construção e reforma de estádios, obras de infraestrutura... Apesar de muita gente ser contra a Copa no Brasil, esse é um fato já decidido. Assim, o necessário agora é descobrir a melhor forma de fazer a Copa do Mundo de 2014 ser proveitosa para a economia e a sociedade brasileira. Por isso, queremos saber sua opinião para a seguinte questão: O que deve ser feito para que a Copa do Mundo de 2014 traga bons frutos ao país? Elabore um texto dissertativo, que responda à questão acima. 

3º: Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil?

   As novas tecnologias ampliaram muito a capacidade de comunicação dos grupos sociais, que passaram a ter mais facilidade para se organizar. Os jovens, em especial, têm se destacado em vários lugares do mundo pela forte participação em protestos por causas diversas. No Brasil, o movimento estudantil já teve grande papel na luta por direitos sociais, principalmente durante os anos de ditadura, porém, um episódio recente dividiu a opinião da sociedade sobre os ideais que fundamentam os movimentos estudantis hoje. O fato é que, no dia 8 de novembro, setenta e dois estudantes foram detidos durante a desocupação da reitoria da USP (Universidade de São Paulo). A ocupação, em protesto contra a presença da polícia militar no campus, foi uma reação à detenção de três alunos que fumavam maconha no estacionamento da faculdade. Os manifestantes, no entanto, alegaram que o motivo dos protestos era político. O contexto político mudou, vivemos em um estado democrático e o acesso à universidade tornou-se mais popular. Nesse novo contexto, queremos que você analise qual é o papel dos movimentos estudantis. Desenvolva uma dissertação argumentativa que responda a seguinte questão: Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil?

4º: Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

   A educação costuma ser apontada como um dos principais direitos sociais, devido aos benefícios que pode proporcionar ao cidadão. Uma recente pesquisa internacional, por exemplo, revelou que quem estuda é mais feliz. Outro argumento muito usado em favor da educação formal são os índices econômicos e trabalhistas, pois quem estuda normalmente ocupa os postos de trabalho mais bem pagos e consegue uma qualidade de vida melhor. Mas há exceções: de Sílvio Santos a Bill Gates, são vários os exemplos de indivíduos que conquistaram sucesso pessoal e profissional sem possuir um diploma universitário, assim como muitos também são os casos de pessoas formadas que não se sentem realizadas. O que você pensa disso? Estudar pode tornar as pessoas mais felizes? Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida? Escreva um texto dissertativo expondo suas ideias sobre o assunto.
Fonte: educação.uol